Todos os elementos para a sua felicidade j esto aqui. No h necessidade de correr, lutar, buscar, ou fazer um grande esforo. Basta ser. Thich Nhat Hanh
ARTIGO
[ Voltar ]
Postada em 03/08/2016 às 13:54:49
Yoga também é para homens

Marcelo Henrique da Silva

É fato que os homens representam pouca parte dos praticantes do yoga. Mas por que ainda existe, por parte dos homens, pouca procura aos estúdios de Yoga? Que percepção os homens tem do Yoga? Existe alguma resistência em buscar tal prática? Essas questões sempre me intrigaram. Quando o assunto surge em rodas de colegas que ainda não vivenciaram a prática do Yoga, logo surge a idéia de que seria uma espécie de ginástica, contorcionismo ou mero alongamento. Ou ainda, um "exercício" que exigiria pouca força física. São também comuns gracejos, risos e frases do tipo: "Isso é coisa para mulher".
Não é raro também ouvir que a rotina estressante de trabalho, enfrentada pela maioria dos homens e, não raras vezes, sua condição de chefes de família os impedem que "tenham tempo" disponível para freqüentarem aulas de Yoga. Muitas vezes, optam também por praticar atividades consideradas mais "másculas", como musculação, lutas marciais e futebol com os amigos, devidamente seguido daquela "cervejinha gelada".
Entretanto, é importante ressaltar que, segundo reza a lenda, o Hatha Yoga foi criada por Shiva (membro da Trindade Hindu), um deus forte e opulento que personifica a transformação e a destruição para um novo nascimento, mas também remete à virilidade. Deixando a mitologia à parte, a prática do Yoga é para todos. Homens e mulheres podem igualmente usufruir dos benefícios de uma prática bem conduzida.
Afinal, Yoga é para quê? De acordo com Feuerestein (2005) pode-se praticá-lo por diversas razões: para manter a forma física; conservar ou recuperar a saúde; equilibrar o sistema nervoso; acalmar a mente excessivamente ativa; e, para levar uma vida mais significativa.
Todos esses objetivos certamente são de grande importância. Contudo, o último remete a uma reflexão mais profunda, já que, tradicionalmente, o Yoga foi empregado por vários milênios como um caminho espiritual para sair do sofrimento (Duhka) e chegar à libertação (Moksha) ou à iluminação (Bodhi). Ainda, nas palavras de Feuerestein (2005), ainda hoje, o Yoga é capaz de nos dar uma orientação tão firme quanto a que dava há milênios. Seus vários caminhos (Raja Yoga, Bhakti Yoga, Jñana Yoga, Karma Yoga e Hatha Yoga e suas ramificações) não se opõem uns aos outros, pelo contrário, se complementam e constituem o caminho para a libertação.
Corroborando, Kupfer (2001 ) afirma que não se pratica Yoga por ser homem ou mulher, jovem ou velho. Deve-se considerar a prática de Yoga, em primeiro lugar, porque somos humanos. E o Yoga é para seres humanos. É um caminho que nos ensina a viver uma vida mais tranqüila e feliz.

É possível perceber na prática de Hatha Yoga a força e os efeitos das posturas, dos pranayamas, dos mudras, do relaxamento e também da meditação, que - embora sejam aparentemente sutis - vão transformando aspectos da vida com os quais não haveria conexão aparente.
Eventualmente, a sede pelo autoconhecimento virá e será saciada em algum momento desse processo.
Para além dos benefícios físicos, que esta prática possa trazer, existem também os benefícios energéticos, mentais e emocionais. A prática do Yoga deve servir para o autoconhecimento, para aprendermos acerca de nós mesmos. Se o praticante souber tirar da prática lições que possa aplicar na vida, isso ajudará no processo da liberdade pessoal. Creio que essa é a verdadeira força da prática!
Alguns benefícios do yoga para os homens:
- Ajuda no alongamento dos músculos e alivia a rigidez causada pela vida estressante do dia a dia
- Ativa e tonifica toda a musculatura, articulações e órgãos do corpo.
- Purifica o corpo de toxinas, aquece o corpo e estimula a transpiração.
- Treina a consciência corporal e a concentração.

© 2013 Shakti Yoga - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem autorização prévia - Resolução mínima recomendada 1280 x 960 pixels