Quem fica deitado pode no cair, mas no aprende a andar. Professor Hermgenes
ARTIGO
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Postada em 03/08/2016 às 14:00:15
Dicas importantes para a sua prática

1. A prática de qualquer estilo de yoga é muito mais proveitosa se for feita em jejum. Se isso é difícil para você faça uma refeição leve uma hora antes. As frutas e sucos naturais são ótimas opções. As refeições mais importantes precisam de quatro horas antes da prática para que tudo flua bem. A bexiga e os intestinos devem estar vazios.

2. Sempre que puder tome banho antes da prática de ásanas para liberar a pele de impurezas e permitir que a respiração cutânea se intensifique. O banho e alimentação depois da prática devem acontecer após trinta minutos.

3. Lembre-se que você é responsável pela saúde e integridade do seu corpo, caso seja necessário faça um exame médico antes de iniciar a prática e avise se tiver algum problema de saúde ou recomendação médica.

4. Se você puder, adquire o seu tapetinho para preservar a sua própria energia da prática.

5. Se você é um aluno iniciante não se preocupe com os nomes em Sânscrito. Com o tempo de prática tudo fica mais fácil. Sempre tire suas dúvidas com o seu professor. Geralmente ele irá te ensinar uma técnica de cada vez para que você possa assimilar aos poucos

6. As práticas de Hatha e Ashtanga Yoga requerem regularidade. Evite faltar aulas para que o seu corpo e mentes possam acomodar melhor a prática. Quando puder pratique em casa para fortalecer a sua disciplina.

7. Seja pontual. Se por acaso você chegar atrasado à aula, espere o mantra inicial e entre em silêncio. Se necessitar sair antes do final da prática, avise o seu professor.

8. A roupa de prática deve ser leve e confortável para permitir a liberdade dos movimentos. Antes da prática, tire sua maquiagem (para manter a higiene dos ‘descanso de olhos’) e também os acessórios como relógios, pulseiras e etc.

9. Use uma toalhinha caso você costuma suar muito.

10. As mulheres devem evitar a prática de ásanas invertidos durante o período menstrual.

11. Evite praticar sob a luz do sol, apenas ao alvorecer e ao entardecer. Após a exposição prolongada à luz do sol, deve-se esperar cerca de uma hora para a prática de ásanas e pranayamas.

12. Yoga é uma prática que engloba o corpo físico, energético, mental, emocional e espiritual. Observe a sua atitude com que você entra na prática. Observar o seu corpo, a respiração e o que se passa na sua mente e emoções é uma maneira de desenvolver concentração. Sem concentração adequada a parte interna do yoga jamais se abrirá para você. Concentração é prática. Experimente!

13. Ahimsa em Sânscrito significa não-violência, e é um dos princípios do Yoga. Se algum exercício produzir dor ou desconforto exagerado, pare imediatamente. Escute o seu corpo, e lembre-se que a prática deve ser progressiva e natural. A constância sem apego produzirá um resultado producente. Tenha bom senso.

14. Se você estiver com febre, gripe ou enxaqueca evite a prática de ásanas. A prática de relaxamento é indicada nesses casos.

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