Qual Yoga devo praticar?

Hatha Yoga

Hatha Yoga é uma prática que promove a saúde do corpo, equilíbrio mental e emocional, proporcionando vigor e serenidade. É o método mais conhecido e foi a partir dele que surgiram vários estilos como Ashtanga Vinyasa, Kundalini e Iyengar Yoga. A palavra Hatha (do sânscrito) é composta por “ha“, que significa “sol” e “tha” significa “lua”, uma referência à união dos pares de opostos, sol (positivo) e lua (negativo). Hatha Yoga tem sua origem no Tantra e tem como propósito resgatar a importância do corpo como uma ferramenta para o autoconhecimento, visto que este é a sede da alma. É indicada para todas as pessoas, iniciantes ou não. Na Shakti Yoga temos aulas de Hatha Yoga suaves e também intensas para praticantes mais experientes. Em qualquer uma você terá orientação pessoal mesmo nas aulas coletivas.

Ashtanga Vinyasa Yoga

Ashtanga Vinyasa Yoga é uma aula baseada no sistema ensinado pelo mestre Sri K Pattabhi Jois (1915-2009) da cidade de Mysore, sul da Índia. É uma prática que sincroniza a respiração com uma série progressiva de posturas. Um processo de produção interna de calor intenso e profuso que promove desintoxicação. Estimula o sistema imunológico, promove força, alongamento muscular, flexibilidade articular e concentração. O resultado é uma mente calma, focada e uma consciência muito mais desperta. Por ser uma prática intensa e desafiante, é indicada para pessoas com esse perfil que também precisam aprender a respeitar seus próprios limites.

Vinyasa Yoga

Vinyasa Yoga é uma prática dinâmica e criativa que conecta a respiração ao movimento. Recomendado para praticantes com conhecimento básico de Hatha Yoga e disposição para desafiar a mente a se manter presente, fortalecendo-se por inteiro.

Yoga Restaurativa

Yoga Restaurativa é uma aula estruturada com todas as ferramentas do Hatha Yoga, porém respeitando as limitações de cada praticante. O objetivo desta prática é proporcionar autoconhecimento e ajudar o praticante na manutenção ou recuperação da saúde física mental, num processo de reeducação que o incentiva a assumir a responsabilidade sobre seu processo de cura. Com um enfoque na eliminação das tensões físicas e eliminação do estresse, é uma prática indicada para quem tem alguma limitação física ou para quem procura uma prática mais relaxante.

Yoga Terapia Hormonal

Yoga Terapia Hormonal é uma prática de yoga dinâmica indicada como um tratamento natural, rápido e eficaz para as mulheres que se encontram no período da menopausa. Seu enfoque é reativar a produção de hormônios para aliviar os sintomas desconfortáveis dessa fase. Indicada também para quem está com dificuldades para engravidar (se a dificuldade estiver ligada a baixa produção hormonal) TPM, ovário policístico e para as mulheres que ainda não estão na menopausa, mas desejam evitar os sintomas que geralmente acontecem nessa fase.

Para saber mais leia o texto sobre Terapia Hormonal em nosso blog.