YOGA PARA CRIANÇAS

A prática do yoga proporciona à criança o desenvolvimento integral de suas capacidades físicas, psíquicas e emocionais, estimulando cada uma de acordo com suas habilidades criativas. As aulas são oferecidas de forma lúdica e temática , com o uso de jogos , brincadeiras, dinâmicas e contação de histórias, o que proporciona à criança formas diversas de desenvolver o seu foco e atenção, controlar a agitação física e mental, estimular a coordenação motora e a consciência corporal, reduzir a ansiedade, além de aprender a lidar com o seu temperamento, pensamentos, sentimentos e emoções.
A construção de um adulto feliz, saudável, seguro e emocionalmente equilibrado começa na infância. A prática desenvolve a habilidade da percepção e auto-observação, com técnicas que ajudam na estruturação da consciência de si mesmo e do mundo, fazendo com que a criança encontre seu lugar no universo. Aprender desde cedo a meditar, a ter consciência sobre sua respiração e sobre a natureza dos seus fenômenos mentais, são habilidades absolutamente fundamentais no futuro.
O Yoga ensina que cada um é um ser único, com habilidades, talentos e aptidões singulares, onde todos têm suas limitações e seu tempo de aprendizagem, gerando assim uma consciência de empatia e não violência para si e para com o outro, mantendo sempre um clima de amor, respeito e amizade. O processo educativo do Yoga está direcionado para a formação humana, sendo capaz de contribuir para a evolução de um ser livre e responsável, que consiga ver e corrigir erros, cooperar e ter um comportamento ético, reavaliando seus valores e compromissos, agindo com autonomia e disciplina em sua vida.
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A natureza e as formas do corpo, as posturas físicas do Yoga
As posturas físicas ou ásanas, características da prática de Yoga, são em sua maioria relacionadas aos elementos da natureza, como a fauna, a flora e os astros. Através das posturas, a criança vai desenvolvendo maior consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio, aprendendo a perceber as dinâmicas do próprio corpo de forma segura e intuitiva.
As posturas tonificam os músculos e criam flexibilidade no sistema muscular e esquelético, o que auxilia a sua plena evolução, tanto no crescimento quanto na formação e a manutenção de um sistema nervoso e endócrino saudáveis. Um corpo físico em harmonia e equilibrado é a base para o desenvolvimento intelectual e criativo.
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Consciência da respiração, tranquilidade e comportamento
Os exercícios de respiração são praticados respeitando o processo de desenvolvimento de cada criança, isso porque determinadas práticas não são adequadas para todas as faixas etárias. Com esses exercícios, a criança aprende a ter consciência da sua respiração e se sente mais calma e centrada, diminuindo a irritação, a agitação e a ansiedade, estimulando o aprendizado e a busca pela solução pacífica de seus conflitos internos e externos, como crises de relacionamento com os pais, professores e colegas.
A respiração, quando executada de forma calma e profunda, conduz o cérebro a uma frequência Alfa, deixando o indivíduo num estado de profunda calma e receptividade para aprender e a ter clareza no seu processo de tomada de decisões. Assim, respiração consciente diminui a ansiedade, traz paz e tranquilidade, melhora a qualidade do sono, promovendo uma conexão entre mente e corpo.
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Meditação para crianças?
Sim, todos somos capazes de meditar!
A meditação é um exercício de atenção. Ao meditar a criança é estimulada a dirigir seu olhar para dentro, desenvolvendo o foco e a sua capacidade de concentração, habilidades fundamentais nos dias de hoje. Além disso, aprendem a usar a meditação como um momento par investigar os seus pensamentos, reconhecendo os seus sentimentos, emoções e aprendendo a lidar com eles. A técnica também tem o poder de estimular partes do cérebro que desenvolvem autoestima, a generosidade, a capacidade de resiliência e o poder de se colocar no lugar do outro.
A criança que medita libera o estresse adquirido e previne o estresse futuro, vivendo no presente com maior integridade. Quando o cérebro atinge a frequência Alfa (7 a 14 CPS), que corresponde ao estado de relaxamento, nossos sentidos ficam parcialmente em repouso e conseguimos alcançar um estado mental mais tranquilo, que diminui o metabolismo, abaixando a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a tensão muscular, aumentando o poder de assimilação, a criatividade, a intuição, a memória e o aprendizado.
A atenção, o foco e a concentração são habilidades que se desenvolvem com o tempo através da prática regular e orientada. Todos somos capazes de desenvolver essa habilidade, independente do nível inicial. A meditação para crianças é uma técnica laica e conduzida através de recursos lúdicos que possibilitam a sua execução desde bem pequenino.
Para praticar o ideal é ter entre 4 e 12 anos, estar com roupas leves e confortáveis, que não limitem os movimentos e evitar comer uma hora antes da prática.
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Benefícios do Yoga para a criança:
– Desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora;
– Desenvolve a resiliência e a estabilidade emocional;
– Estimula o desenvolvimento saudável, fortalecendo o sistema imunológico;
– Promove a calma e diminui a irritação física e mental através da respiração;
– Desenvolve a atenção, o foco, e a concentração, estimulando a aprendizagem;
-Participa na formação de um caráter ético, colaborativo e respeitoso.

Raquel Pacheco

 

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